Diário oficial

NÚMERO: 351/2023

05/12/2023 Publicações: 7 terceiros Quantidade de visualizações: ISSN 2965-5757

Digite aqui para localizar algo dentro do diário

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - LICITAÇÃO - EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO: 068/2023
EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO Referência: Processo Administrativo 068/2023 Assunto: Pregão Eletrônico nº 037/2023 - SRP
EXTRATO DE HOMOLOGAÇÃO

Referência: Processo Administrativo 068/2023

Assunto: Pregão Eletrônico nº 037/2023 - SRP

O Município de Maracaçumé, através do seu Secretário Municipal de Administração, no uso de suas atribuições legais, com base nas informações constantes no Termo Adjudicatório da Licitação da modalidade Pregão Eletrônico nº 037/2023 - SRP, objetivando o Registro de Preços para futuras e eventuais aquisições de material didático junto a uma solução pedagógica abrangente destinada à educação infantil e material didatológico dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e serviços necessários ao atendimento do presente objeto, destinados a atender o município de Maracaçumé, conforme especificações contidas no Termo de Referência, Anexo I, parte integrante do Edital, devidamente aprovada por parecer jurídico juntado aos autos do processo e de acordo com o que dispõe o artigo 43, inciso VI da Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, RESOLVE HOMOLOGAR o presente processo licitatório aos licitantes vencedores, conforme indicado abaixo:

Fornecedor declarado vencedor: DAPI TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, CNPJ: 26.580.885/0001-39, valor total adjudicado R$ 2.326.547,00 (dois milhões, trezentos e vinte e seis mil, quinhentos e quarenta e sete reais) (trezentos e trinta e três mil e cem reais), referente aos lotes: (1-2-3);

Dê-se ciência e publique-se na imprensa oficial art. 6º, XIII da Lei Federal nº 8.666/93 e alterações posteriores e sítio deste Poder Executivo Diário Oficial do Município de Maracaçumé (http:www.maracaçumé.ma.gov.br), para que surta seus legais e efeitos jurídicos.

Pelo presente, remeta-se ao Secretário Municipal de Administração deste município, o presente processo, para elaboração, controle e gerenciamento da Ata de Registro de Preços. Maracaçumé - MA, 04 de dezembro de 2023, Francisco Arnaldo Oliveira Silva, Secretário Municipal de Administração

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO - LICITAÇÃO - ATA DE REGISTRO DE PREÇO: 070/2023
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 070/2023
ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 070/2023

Pelo presente instrumento, O MUNICÍPIO DE MARACAÇUMÉ, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, localizada na Avenida Dayse de Sousa, s/n, Centro, Maracaçumé - MA, representada neste ato pelo Secretário Municipal, o senhor Francisco Arnaldo Oliveira Silva, portador do RG nº 2478232 SSP/PA, e o CPF nº 574.321.202-34, doravante denominada ORGÃO GERENCIADOR, considerando o resultado do Pregão Eletrônico nº 037/2023, objetivando o Registro de Preços, cujo resultado registrado na Ata da Sessão Pública realizada em 29 de novembro de 2023, e finalizada em 04 de dezembro de 2023, indica como vencedor DAPI TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, e a respectiva homologação conforme despacho nos autos do Processo Licitatório n° 068/2023.

RESOLVE:

Registrar os preços dos produtos propostos pela empresa DAPI TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, inscrita no CNPJ nº 26.580.885/0001-39, localizada na Rua Dos Monarcas, nº 03, Parque Dos Nobres, São Luís - MA, representada pelo senhor João Antônio Martins Bringel, portador do RG nº 174506937 SSP/MA, e o CPF nº 290.583.413-72, nas quantidades estimadas, de acordo com a classificação por elas alcançada, Por Item, atendendo as condições previstas no instrumento convocatório e as constantes desta Ata de Registro de Preços, sujeitando-se as partes às normas estabelecidas na Lei federal nº 10.520, de 17 de julho de 2002, e subsidiariamente pela Lei federal nº 8.666, de 10 de fevereiro de 1993 e suas alterações posteriores, bem como a Lei complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 e suas alterações introduzidas pela Lei complementar nº 147, de 07 de agosto de 2014.

CLÁUSULA PRIMEIRA DO OBJETO

A presente Ata tem por objeto o Registro de Preços para futuras e eventuais contratações de empresa para o fornecimento parcelado aquisições de didático junto a uma solução pedagógica abrangente destinada à educação infantil e material didatológico dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e serviços, destinados a atender o município de Maracaçumé, especificados no Termo de Referência - Anexo I do Edital do Pregão Eletrônico nº 037/2023, que passa a fazer parte desta Ata, juntamente com a documentação e proposta de preços apresentadas pelas licitantes vencedoras, conforme consta nos autos do Processo Licitatório n° 068/2023.

Parágrafo Primeiro - Este instrumento não obriga a contratação, nem mesmo nas quantidades indicadas no Anexo Único deste documento, podendo o Município de Maracaçumé a promover as contratações de acordo com suas necessidades.

Parágrafo Segundo - A existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir, facultando-se a realização de licitação específica para a contratação pretendida, sendo assegurada ao beneficiário do Registro a preferência de fornecimento em igualdade de condições.

CLÁUSULA SEGUNDA DA VIGÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

A presente Ata terá validade de 12 (doze) meses, contados a partir de sua assinatura, sendo vedada a sua prorrogação.

CLÁUSULA TERCEIRA DA GERÊNCIA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

O gerenciamento deste instrumento caberá à Secretaria Municipal de Administração, consoante o que estabelece o Edital do Pregão Eletrônico nº 037/2023 e seus anexos.

Parágrafo Único O presente Ata de Registro de Preços poderá ser utilizada para o fornecimento dos produtos do respectivo objeto, por qualquer órgão ou entidade da Administração Pública Municipal, de qualquer Unidade da Federação.

CLÁUSULA QUARTA DA ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

A ata de registro de preços, durante sua validade, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da administração pública que não tenha participado do certame licitatório, mediante anuência do órgão gerenciador, desde que devidamente justificada a vantagem e respeitadas, no que couber, as condições e as regras estabelecidas na Lei federal nº 8.666, de 1993 e no Decreto federal nº 7.892, de 2013.

Parágrafo Primeiro - A manifestação do órgão gerenciador de que trata o subitem anterior, salvo para adesões feitas por órgãos ou entidades de outras esferas federativas, fica condicionada à realização de estudo, pelos órgãos e pelas entidades que não participaram do registro de preços, que demonstre o ganho de eficiência, a viabilidade e a economicidade para a administração pública da utilização da ata de registro de preços.

Parágrafo Segundo - Caberá ao fornecedor beneficiário da Ata de Registro de Preços, observadas as condições nela estabelecidas, optar pela aceitação ou não dos serviços, desde que esta prestação de serviços não prejudique as obrigações anteriormente assumidas com o órgão gerenciador e órgãos participantes.

Parágrafo Terceiro -As contratações adicionais a que se refere este item não poderão exceder, por órgão ou entidade, a50% (cinquenta por cento) por centodos quantitativos dos itens do instrumento convocatório e registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes.

Parágrafo Quarto - As adesões à ata de registro de preços são limitadas, na totalidade,ao dobrodo quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, independente do número de órgãos não participantes que eventualmente aderirem.

Parágrafo Quinto - Ao órgão não participante que aderir à ata competem os atos relativos à cobrança do cumprimento pelo fornecedor das obrigações contratualmente assumidas e a aplicação, observada a ampla defesa e o contraditório, de eventuais penalidades decorrentes do descumprimento de cláusulas contratuais, em relação as suas próprias contratações, informando as ocorrências ao órgão gerenciador.

Parágrafo Sexto - Após a autorização do órgão gerenciador, o órgão não participante deverá efetivar a contratação solicitada em até 90 (noventa dias), observado o prazo de validade da Ata de Registro de Preços.

Parágrafo Sétimo - Caberá ao órgão gerenciador autorizar, excepcional e justificadamente, a prorrogação do prazo para efetivação da contratação, respeitado o prazo de vigência da ata, desde que solicitada pelo órgão não participante.

CLÁUSULA QUINTA DOS PREÇOS, DAS ESPECIFICAÇÕES E DOS QUANTITATIVOS

Os preços registrados, as especificações dos produtos, os quantitativos, marcas, empresas beneficiárias e representante (s) legal (is) da(s) empresa(s), encontram-se elencados no Anexo Único.

CLÁUSULA SEXTA DO(S) LOCAL (IS) E PRAZO(S) DE ENTREGA

A Contratada fica obrigada a fornecer os produtos nos endereços contidos na Autorização de Fornecimento de Materiais - AFM, emitida pelo Órgão Contratante;

Parágrafo Único - O prazo e as condições para o fornecimento dos produtos, deverá atender as condições fixadas no Termo de Referência - Anexo I, e as demais dispostas no Instrumento Contratual.

CLÁUSULA SÉTIMA DAS CONDIÇÕES DE ENTREGA

A empresa detentora/consignatária desta Ata de Registro de Preços será convocada a firmar contratações de fornecimento dos produtos, observadas as condições fixadas neste instrumento, no edital e legislação pertinente.

Parágrafo Único - Se o fornecedor com preço registrado em primeiro lugar recusar-se a assinar o contrato, poderão ser convocados os demais fornecedores classificados na licitação, na conformidade da legislação pertinente, bem como aplicação de penalidades previstas nesta ata e no edital.

CLÁUSULA OITAVA DA REVISÃO DE PREÇOS

Os preços registrados manter-se-ão inalterados pelo período de vigência da presente Ata, admitida a revisão no caso de desequilíbrio da equação econômico-financeira inicial deste instrumento.

Parágrafo Primeiro - Os preços registrados que sofrerem revisão, não ultrapassarão os preços praticados no mercado, mantendo-se a diferença percentual apurada entre o valor originalmente constante da proposta e aquele vigente no mercado à época do registro.

Parágrafo Segundo - Caso o preço registrado seja superior à média dos preços de mercado, o Contratante solicitará ao (s) fornecedor (es), mediante correspondência, redução do preço registrado, de forma a adequá-lo ao mercado.

CLÁUSULA NONA DO CANCELAMENTO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

O Fornecedor terá o seu registro de preços cancelado, por intermédio de processo administrativo específico, assegurado o contraditório e a ampla defesa:

a)Pela Administração, quando:

I Não aceitar reduzir o preço registrado, na hipótese de este se tornar superior àqueles praticados no mercado;

II Por razões de interesse público, devidamente motivadas e justificadas;

III Não cumprir as obrigações decorrentes da Ata de Registro de Preços;

IV Não comparecer ou se recusar a retirar, no prazo estabelecido, as Autorizações de Fornecimento de Materiais - AFM decorrentes da Ata de Registro de Preços;

b)Pelo fornecedor, quando:

I Comprovar a impossibilidade de cumprir as exigências da Ata, por ocorrência de caso fortuito ou de força maior;

II O seu preço registrado se tornar, comprovadamente, inexequível em função da elevação dos preços de mercado dos insumos que compõem o custo dos produtos;Parágrafo Primeiro Ocorrendo cancelamento do preço registrado, o(s) fornecedor(es) será(ão) comunicado(s) formalmente, através de documento que será juntado ao processo administrativo da presente Ata, após sua ciência.

Parágrafo segundo No caso de recusa do fornecedor em dar ciência da decisão, a comunicação será feita através de publicação no Diário Oficial do Município - DOM, considerando-se cancelado o preço registrado a partir dela.

Parágrafo Terceiro A solicitação do fornecedor para cancelamento dos preços registrados poderá não ser aceita pela Comissão Permanente de Licitação, facultando-se a este, neste caso, a aplicação das penalidades cabíveis.

CLÁUSULA DÉCIMA - DA PUBLICAÇÃO

A Secretaria Municipal de Administração fará publicar o resumo da presente Ata no Diário Oficial do Município, após sua assinatura, obedecendo ao prazo previsto no parágrafo único do art. 61 da Lei federal nº 8.666/93.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Todas as alterações que se fizerem necessárias serão registradas por intermédio de lavratura de Termo Aditivo ou Apostilamento, à presente Ata de Registro de Preços, conforme o caso.

Parágrafo Primeiro - Integra esta Ata, o Edital de Pregão Eletrônico nº 037/2023 e seus anexos e as propostas das empresas registradas nesta Ata.

Parágrafo Segundo - Poderá haver modificações nos locais do fornecimento dos produtos caso em que o Contratante notificará a Contratada.

Parágrafo Terceiro - Os casos omissos serão resolvidos de acordo com a Lei federal nº 10.520 de 17 de julho de 2002, na Lei federal nº 8.666 de 22 de junho de 1993, e suas alterações posteriores, no que não colidir com a primeira e nas demais normas aplicáveis e subsidiariamente, aplicar-se-ão os Princípios Gerais de Direito.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Fica eleito o foro privativo dos feitos da Fazenda Pública, da Comarca desta cidade de Maracaçumé, com renúncia expressa de qualquer outro, por mais privilegiado que seja, para dirimir quaisquer dúvidas oriundas do presente instrumento.

E por estarem, assim, justas e Contratadas, as partes assinam o presente, na presença de duas testemunhas.

Maracaçumé - MA, 05 de dezembro de 2023.

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Francisco Arnaldo Oliveira Silva

Secretário Municipal de Administração

ÓRGÃO GERENCIADOR

DAPI TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA

CNPJ nº 26.580.885/0001-39

João Antônio Martins Bringel

CPF nº 290.583.413-72

FORNECEDOR REGISTRADO

ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 070/2023 ANEXO I

Este documento é parte integrante da Ata de Registro de Preços nº 070/2023, celebrada entre o Município de Maracaçumé - MA e as empresas que tiveram seus preços estão a seguir registrados, Por Item, em face da realização do Pregão Eletrônico nº 037/2023, Processo Licitatório n° 068/2023. Ao preço do primeiro colocado estão registrados todos os fornecedores cujas propostas somadas atingem a quantidade total estimada para os itens:

Empresa: DAPI TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA

CNPJ: 26.580.885/0001-39

Telefone / Fax: +55 (98) 3227-2080

Endereço: Rua Dos Monarcas, nº 03, Parque Dos Nobres, São Luís - MA

E-mail: dapi.educacional@gmail.com

Responsável: João Antônio Martins Bringel

CPF: 290.583.413-72

LOTE 01: MATERIAL DIDATOLÓGICO PARA EDUCAÇÃO INFANTILItemDescrição dos Produtos RegistradosMarca RegistradaUnidade RegistradaQuantidade RegistradaValores Registrados (R$)UnitárioTotal01Livro do Aluno - Ensino Infantil Berçário. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 100 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assim como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade78226,0017.628,0002Livro do Professor - Ensino Infantil Berçário. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 120 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem.Inca TecnologiaUnidade4314,001.256,0003Livro da Família - Ensino Infantil Berçário. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 30 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O Livro deverá destinado às famílias e abordar os temas trabalhados em sala de aula de forma simples e divertida, contendo tarefas para serem realizadas com a família. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assim como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade7876,005.928,0004Livro do Aluno - Ensino Infantil Creche I Volume 1. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 120 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assimo como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade251190,0047.690,0005Livro do Aluno - Ensino Infantil Creche I Volume 2. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 120 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assimo como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade251190,0047.690,0006Livro do Professor - Ensino Infantil Creche I Volume 1. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 130 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem. Deverá também ser fornecido acesso de mídia digital através de um ambiente virtual de aprendizagem contendo músicas infantis populares, com uma seleção de 10 a 20 canções. Nesse portal, deverão ter disponíveis: ditos populares, hino nacional, parlendas, quadrinhos, trava-línguas e adivinhas. Para complementar a mídia digital, deverá ser fornecido um encarte contendo as letras das músicas, juntamente com informações sobre autoria e composição, quando disponíveis.Inca TecnologiaUnidade13260,003.380,0007Livro do Professor - Ensino Infantil Creche I Volume 2. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 120 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem. Deverá também ser fornecido acesso de mídia digital através de um ambiente virtual de aprendizagem contendo músicas infantis populares, com uma seleção de 10 a 20 canções. Nesse portal, deverão ter disponíveis: ditos populares, hino nacional, parlendas, quadrinhos, trava-línguas e adivinhas. Para complementar a mídia digital, deverá ser fornecido um encarte contendo as letras das músicas, juntamente com informações sobre autoria e composição, quando disponíveis.Inca TecnologiaUnidade13260,003.380,0008Livro da Família: Ensino Infantil Creche I. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 30 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O Livro deverá destinado às famílias e abordar os temas trabalhados em sala de aula de forma simples e divertida, contendo tarefas para serem realizadas com a família. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assim como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade25176,0019.076,0009Livro Portfolio: Ensino Infantil Creche I. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 50 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Deverá ser elaborado anualmente e ser diferente para cada nível de turma. Deverá haver um portfólio, evidenciando o desenvolvimento do aluno em relação às unidades temáticas e especificidades da turma a que pertence. O caderno portfólio deve estabelecer uma relação didática com os materiais pedagógicos adotados pela rede municipal de ensino.Inca TecnologiaUnidade25190,0022.590,0010Livro Do Aluno: Ensino Infantil Creche II Volume 1. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 120 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assimo como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade269188,0050.572,0011Livro do Aluno: Ensino Infantil Creche II Volume 2. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 130 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assimo como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade269188,0050.572,0012Livro do Professor: Ensino Infantil Creche II Volume 1. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 120 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem. Deverá também ser fornecido acesso de mídia digital através de um ambiente virtual de aprendizagem contendo músicas infantis populares, com uma seleção de 10 a 20 canções. Nesse portal, deverão ter disponíveis: ditos populares, hino nacional, parlendas, quadrinhos, trava-línguas e adivinhas. Para complementar a mídia digital, deverá ser fornecido um encarte contendo as letras das músicas, juntamente com informações sobre autoria e composição, quando disponíveis.Inca TecnologiaUnidade13260,003.380,0013Livro Do Professor: Ensino Infantil Creche II Volume 2. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 130 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem. Deverá também ser fornecido acesso de mídia digital através de um ambiente virtual de aprendizagem contendo músicas infantis populares, com uma seleção de 10 a 20 canções. Nesse portal, deverão ter disponíveis: ditos populares, hino nacional, parlendas, quadrinhos, trava-línguas e adivinhas. Para complementar a mídia digital, deverá ser fornecido um encarte contendo as letras das músicas, juntamente com informações sobre autoria e composição, quando disponíveis.Inca TecnologiaUnidade13260,003.380,0014Livro da Família: Ensino Infantil Creche II. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 30 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O Livro deverá destinado às famílias e abordar os temas trabalhados em sala de aula de forma simples e divertida, contendo tarefas para serem realizadas com a família. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assim como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade26976,0020.444,0015Livro Portfolio: Ensino Infantil Creche II. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 30 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Deverá ser elaborado anualmente e ser diferente para cada nível de turma. Deverá haver um portfólio, evidenciando o desenvolvimento do aluno em relação às unidades temáticas e especificidades da turma a que pertence. O caderno portfólio deve estabelecer uma relação didática com os materiais pedagógicos adotados pela rede municipal de ensino.Inca TecnologiaUnidade26990,0024.210,0016Livro do Aluno: Ensino Infantil Pré Escola I Volume 1. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 200 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assimo como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade419270,00113.130,0017Livro do Aluno: Ensino Infantil Pré Escola I Volume 2. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 170 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assimo como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade419270,00113.130,0018Livro do Professor: Ensino Infantil Pré Escola I Volume 1. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 200 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem. Deverá também ser fornecido acesso de mídia digital através de um ambiente virtual de aprendizagem contendo músicas infantis populares, com uma seleção de 10 a 20 canções. Nesse portal, deverão ter disponíveis: ditos populares, hino nacional, parlendas, quadrinhos, trava-línguas e adivinhas. Para complementar a mídia digital, deverá ser fornecido um encarte contendo as letras das músicas, juntamente com informações sobre autoria e composição, quando disponíveis.Inca TecnologiaUnidade21370,007.770,0019Livro do Professor: Ensino Infantil Pré Escola I Volume 2. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 170 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem. Deverá também ser fornecido acesso de mídia digital através de um ambiente virtual de aprendizagem contendo músicas infantis populares, com uma seleção de 10 a 20 canções. Nesse portal, deverão ter disponíveis: ditos populares, hino nacional, parlendas, quadrinhos, trava-línguas e adivinhas. Para complementar a mídia digital, deverá ser fornecido um encarte contendo as letras das músicas, juntamente com informações sobre autoria e composição, quando disponíveis.Inca TecnologiaUnidade21370,007.770,0020Livro da Família: Ensino Infantil Pré Escola I. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 30 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O Livro deverá destinado às famílias e abordar os temas trabalhados em sala de aula de forma simples e divertida, contendo tarefas para serem realizadas com a família. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assim como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade41976,0031.844,0021Livro Portfolio: Ensino Infantil Pré Escola I. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 50 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Deverá ser elaborado anualmente e ser diferente para cada nível de turma. Deverá haver um portfólio, evidenciando o desenvolvimento do aluno em relação às unidades temáticas e especificidades da turma a que pertence. O caderno portfólio deve estabelecer uma relação didática com os materiais pedagógicos adotados pela rede municipal de ensino.Inca TecnologiaUnidade41990,0037.710,0022Livro do Aluno: Ensino Infantil Pré Escola II Volume 1. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 200 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assimo como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade402270,00108.540,0023Livro do Aluno: Ensino Infantil Pré Escola II Volume 2. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 200 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Para cada aluno deverá haver uma maleta que acomode o livro. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assimo como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade402270,00108.540,0024Livro do Professor: Ensino Infantil Pré Escola II Volume 1. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 200 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem. Deverá também ser fornecido acesso de mídia digital através de um ambiente virtual de aprendizagem contendo músicas infantis populares, com uma seleção de 10 a 20 canções. Nesse portal, deverão ter disponíveis: ditos populares, hino nacional, parlendas, quadrinhos, trava-línguas e adivinhas. Para complementar a mídia digital, deverá ser fornecido um encarte contendo as letras das músicas, juntamente com informações sobre autoria e composição, quando disponíveis.Inca TecnologiaUnidade20370,007.400,0025Livro do Professor: Ensino Infantil Pré Escola II Volume 2. O livro do professor deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 200 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro do professor deverá conter as sequencias didáticas de todas as atividades propostas do livro do aluno, incluindo as habilidades da BNCC e objetivos de aprendizagem. Deverá também ser fornecido acesso de mídia digital através de um ambiente virtual de aprendizagem contendo músicas infantis populares, com uma seleção de 10 a 20 canções. Nesse portal, deverão ter disponíveis: ditos populares, hino nacional, parlendas, quadrinhos, trava-línguas e adivinhas. Para complementar a mídia digital, deverá ser fornecido um encarte contendo as letras das músicas, juntamente com informações sobre autoria e composição, quando disponíveis.Inca TecnologiaUnidade20370,007.400,0026Livro da Família: Ensino Infantil Pré Escola II. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 30 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O Livro deverá destinado às famílias e abordar os temas trabalhados em sala de aula de forma simples e divertida, contendo tarefas para serem realizadas com a família. Deverá atender as habilidades, competências, direitos de aprendizagem, assim como os eixos estruturantes para educação Infantil: As interações e Brincadeiras.Inca TecnologiaUnidade40276,0030.552,0027Livro Portfolio: Ensino Infantil Pré Escola II. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 50 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. Deverá ser elaborado anualmente e ser diferente para cada nível de turma. Deverá haver um portfólio, evidenciando o desenvolvimento do aluno em relação às unidades temáticas e especificidades da turma a que pertence. O caderno portfólio deve estabelecer uma relação didática com os materiais pedagógicos adotados pela rede municipal de ensino.Inca TecnologiaUnidade40290,0036.180,0028Livro Guia Anual da Equipe Gestora: Ensino Infantil. Deverá ter um tamanho aproximadamente entre as medidas de 20 x 30 cm e 30 x 40 cm; miolo deverá ser impresso em cores 4x1, utilizando papel offset de no mínimo 90g/m². A capa deve ser colorida em 4x1, utilizando papel cartão de no mínimo 250g com laminação plástica. O livro deve conter no mínimo 170 páginas. Deve ser personalizado com o brasão do município. Na terceira capa, deve haver a impressão do hino do município e hino nacional brasileiro. O livro será anual, com orientações didáticas passo a passo, experiências, intervenções práticas e interações possíveis para o primeiro ano de vida da criança.Inca TecnologiaUnidade26195,005.070,0029Conjunto de Cartazes - Educação Infantil. Esses cartazes deverão ser entregues anualmente, proporcionando ao professor recursos visuais importantes para enriquecer suas atividades em sala de aula. Deverá ser fornecido um conjunto de cartazes pedagógicos para auxiliar o professor em sua prática educacional. Esses cartazes devem abranger diversos temas, como a turma de personagens do material didático, chamada, aniversariantes, ajudante do dia, medida da altura das crianças, rotina, partes do corpo, figuras geométricas, condições climáticas, hora da história com fantoches, calendário, ABC dos animais, aves e sinalizador de porta móvel.Inca TecnologiaUnidade26135,003.510,0030Calendário Escolar - Ensino Infantil: Esse calendário deverá ser entregue anualmente, proporcionando uma ferramenta visual e educativa para apoiar o trabalho com os alunos na construção de habilidades socioemocionais importantes. Deverá ser fornecido um calendário de parede no qual cada mês destacará um valor ou virtude, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento das competências emocionais exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).Inca TecnologiaUnidade71110,007.810,0031Conjunto de Letras do Alfabeto - Educação Infantil: Esse conjunto deverá ser entregue anualmente, fornecendo recursos visuais e educativos que promovem a aprendizagem do alfabeto e dos números de forma inclusiva, atendendo às necessidades de alunos surdos ou com deficiência auditiva. Deverá ser disponibilizado um conjunto de letras do alfabeto e algarismos ilustrados, com enfoque bilíngue em língua portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras).Inca TecnologiaUnidade71121,008.591,0032Boletins Escolares - Educação Infantil: Deverão ser fornecidos boletins individuais e semestrais para acompanhar o progresso dos alunos em todas as áreas de aprendizagem estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A entrega dos boletins deverá ocorrer a cada semestre deverá ser composta por dois boletins, um para cada semestre letivo. Esses boletins devem fornecer informações sobre o desempenho e desenvolvimento dos alunos, permitindo um acompanhamento detalhado de seu progresso ao longo do ano.Inca TecnologiaUnidade134045,0060.300,0033Conjunto de Fantoches: deverá conter no mínimo 5 (cinco) fantoches de mão, produzidos em feltro ou tecido colorido, representando personagens que promovam diferentes interações ou brincadeiras. Tamanho: mínimo 23x13x1,5cm, máximo de 26x16x3cm. Composição do tecido: 100% acrílico, tecido de fibra de lã produzido por feltragem. Os fantoches representam 5 personagens diferentes com a finalidade de apoio gráfico-visual e tátil para narrativas do universo lúdico da Educação infantil. Os personagens representados nos fantoches estão diretamente relacionados com contos, fábulas e outras histórias presentes nos livros do professor e das crianças.Inca TecnologiaUnidade71134,009.514,00Valor Total em R$1.025.937,00

LOTE 02: FORMAÇÃO CONTINUADAItemDescrição dos Serviços RegistradosMarca RegistradaUnidade RegistradaQuantidade RegistradaValores Registrados (R$)UnitárioTotal01Prestação de serviços (Proposta Pedagógica) Formação Continuada (Congresso Municipal de Educação), Assessoria Pedagógica, Escola de Família, Recursos Digitais e demais materiais e serviços necessários ao atendimento do presente objeto, conforme quantitativos e especificações do TR.Inca TecnologiaMensal628.300,00169.800,00Valor Total em R$169.800,00

LOTE 03: MATERIAL DIDÁTICO PARA SAEBItemDescrição dos Produtos RegistradosMarca RegistradaUnidade RegistradaQuantidade RegistradaValores Registrados (R$)UnitárioTotal01Livro do Aluno 1º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 12 (doze) estudos construídos com base em gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 12 sentidos diferentes de texto, tais como: adivinha, quadrinha, parlenda, bilhete e piada, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto com base em sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e do letramento do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, anos iniciais. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 05 (cinco) questões cada, totalizando 20 (vinte) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam às habilidades previstas nas matrizes SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O material do aluno deve incluir, ainda, peças e tabuleiros como material de apoio às atividades de leitura e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes a conteúdos abordados no livro, por meio de QR codes e plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá também, no mínimo, 02 (dois) jogos digitais que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Deverá haver um e-book em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, deverá haver impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade440127,0055.880,0002Livro Do Aluno 1º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos com base nas unidades temáticas da Matemática propostas pela BNCC: contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como números e códigos, tabelas e gráficos, sistema monetário brasileiro, percurso e deslocamento e sequências numéricas, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos a apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 05 (cinco) questões cada, totalizando 20 (vinte) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam às habilidades previstas nas matrizes SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O material do aluno deverá oferecer como subsídio complementar jogos impressos que integram o livro, com recursos concretos para o desenvolvimento da competência matemática de acordo com os estudos propostos. O material do aluno deve incluir, ainda, peças como material de apoio ao uso dos jogos como recurso didático e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02 (dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Também deverá haver um e-book em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, deverá haver impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes. Inca TecnologiaUnidade440127,0055.880,0003Livro do Professor 1º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor a fim de proporcionar o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalar a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em Educação a Distância (EAD) e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade22127,002.794,0004Livro do Professor 1º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor a fim de proporcionar o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em Educação a Distância (EAD) e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade22127,002.794,0005Livro do Aluno 2º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 12 (doze) estudos construídos com base em gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 12 sentidos diferentes de texto, tais como: adivinha, quadrinha, parlenda, bilhete e piada, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto com base em sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e do letramento do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, anos iniciais. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 10 (dez) questões cada, totalizando 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam às habilidades previstas nas Matrizes SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O material do aluno deve incluir, ainda, peças e tabuleiros como material de apoio às atividades de leitura e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes a conteúdos abordados no livro, por meio de QR codes e plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá também, no mínimo, 02 (dois) jogos digitais que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Também deverá haver um e-book em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares.Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, deverá haver impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade411127,0052.197,0006Livro do Aluno 2º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos com base em unidades temáticas da Matemática (propostas pela BNCC): contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como números e códigos, tabelas e gráficos, sistema monetário brasileiro, percurso e deslocamento e sequências numéricas, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 10 (dez) questões cada, totalizando 40 (quarenta) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam às habilidades previstas nas Matrizes SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica). O material do aluno deverá oferecer como subsídio complementar jogos impressos que integram o livro, com recursos concretos para o desenvolvimento da competência matemática de acordo com os estudos propostos. O material do aluno deve incluir, ainda, peças como material de apoio ao uso dos jogos como recurso didático e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02 (dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Também deverá haver um e-book em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, deverá haver impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade411127,0052.197,0007Livro do Professor 2º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade21127,002.667,0008Livro do Professor 2º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade21127,002.667,0009Livro do Aluno 3º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 20 (vinte) estudos construídos a partir de gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos Estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 12 sentidos diferentes de texto, tais como: Adivinha, quadrinha, parlenda, bilhete e piada, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto a partir de sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e letramento do 1º e 2º anos do Ensino fundamental, anos iniciais. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 12 (doze) questões cada, totalizando 48 (quarenta e oito) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam às habilidades previstas nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O material do aluno deve incluir, ainda, peças e tabuleiros como material de apoio às atividades de leitura e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes a conteúdos abordados no livro, por meio de QR codes e plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá também, no mínimo, 02(dois) jogos digitais que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade388127,0049.276,0010Livro do Aluno 3º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos a partir das unidades temáticas da Matemática (propostas pela BNCC): contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como números e códigos, tabelas e gráficos, sistema monetário brasileiro, percurso e deslocamento e sequências numéricas, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 12 (doze) questões cada, totalizando 48 (quarenta e oito) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam às habilidades previstas nas Matrizes SAEB Sistema de avaliação da educação básica. O material do aluno deverá oferecer como subsídio complementar jogos impressos que integram o livro, com recursos concretos para o desenvolvimento da competência matemática de acordo com os estudos propostos. O material do aluno deve incluir, ainda, peças como material de apoio ao uso dos jogos como recurso didático e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade388127,0049.276,0011Livro do Professor 3º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade19127,002.413,0012Livro Do Professor 3º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade19127,002.413,0013Livro do Aluno 4º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 20 (vinte) estudos construídos a partir de gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos Estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 20 sentidos diferentes de texto, tais como: tirinha, fábula, folheto informativo, conto de enigma e texto expositivo, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto a partir de sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e letramento do ensino fundamental. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 12 (doze) questões cada, totalizando 48 (quarenta oito) questões de múltipla escolha. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O material do aluno deve incluir, ainda, peças e tabuleiros como material de apoio às atividades de leitura e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes a conteúdos abordados no livro, por meio de QR codes e plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá também, no mínimo, 02(dois) jogos digitais que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade444127,0056.388,0014Livro do Aluno 4º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos a partir das cinco unidades temáticas da Matemática (propostas pela BNCC) contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como: situações de divisão, localização e movimentação, unidades de medida de tempo e unidades de medida de capacidade e massa, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 12 (doze) questões cada, totalizando 48 (quarenta e oito) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. O material do aluno deve incluir, ainda, peças como material de apoio ao uso dos jogos como recurso didático e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes a conteúdos abordados no livro, por meio de QR codes e plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá também, no mínimo, 02 (dois) jogos digitais que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade444127,0056.388,0015Livro do Professor 4º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade22127,002.794,0016Livro do Professor 4º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade22127,002.794,0017Livro do Aluno 5º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 20 (vinte) estudos construídos a partir de gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos Estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 20 sentidos diferentes de texto, tais como: tirinha, verbete, carta de reclamação, fábula e noticia, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto a partir de sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e letramento a partir do 3º ano do Ensino fundamental. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 12 (doze) questões cada, totalizando 48 (quarenta e oito) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O material do aluno deve incluir, ainda, peças e tabuleiros como material de apoio às atividades de leitura e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes a conteúdos abordados no livro, por meio de QR codes e plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá também, no mínimo, 02(dois) jogos digitais que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade505127,0064.135,0018Livro do Aluno 5º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos a partir das cinco unidades temáticas da Matemática (propostas pela BNCC), contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como: Adição e subtração, perímetro, área, porcentagem e multiplicação e divisão, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 12 (doze) questões cada, totalizando 48 (quarenta e oito) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB Sistema de avaliação da educação básica. O material do aluno deverá oferecer como subsídio complementar jogos impressos que integram o livro, com recursos concretos para o desenvolvimento da competência matemática de acordo com os estudos propostos.O material do aluno deve incluir, ainda, peças como material de apoio ao uso dos jogos como recurso didático e material de apoio que fomente o trabalho com as competências socioemocionais. O aluno terá acesso a videoaulas referentes a conteúdos abordados no livro, por meio de QR codes e plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Haverá também, no mínimo, 02(dois) jogos digitais que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC (competência leitora, matemática e digital). Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade505127,0064.135,0019Livro do Professor 5º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizados: textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade25127,003.175,0020Livro do Professor 5º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência matemática dos alunos para as avaliações SAEB, devidamente fundamentado pela BNCC. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizados: textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação. Inca TecnologiaUnidade25127,003.175,0021Livro do Aluno 6º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 20 (vinte) estudos construídos a partir de gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos Estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 20 sentidos diferentes de texto, tais como: carta pessoal, carta de declaração, conto, conto popular e noticia, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto a partir de sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e letramento a partir do 3º ano do Ensino fundamental. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 14 (quatorze) questões cada, totalizando 56 (cinquenta e seis) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC. Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade526127,0066.802,0022Livro do Aluno 6º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos a partir das cinco unidades temáticas da Matemática (propostas pela BNCC), contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como: Problemas com frações e decimais, Construção de tabelas e gráficos, Operações com frações e decimais e frações, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 14 (quatorze) questões cada, totalizando 56 (cinquenta e seis) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB Sistema de avaliação da educação básica. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC. Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade526127,0066.802,0023Livro do Professor 6º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando seus conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade26127,003.302,0024Livro do Professor 6º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência matemática dos alunos para as avaliações SAEB, devidamente fundamentado pela BNCC. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando seus conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizados: textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade26127,003.302,0025Livro do Aluno 7º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 20 (vinte) estudos construídos a partir de gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos Estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 20 sentidos diferentes de texto, tais como: mito, fabula, infográfico, resumo e sinopse, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto a partir de sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e letramento a partir do 3º ano do Ensino fundamental. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 14 (dez) questões cada, totalizando 56 (cinquenta e seis) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC. Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade484127,0061.468,0026Livro do Aluno 7º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos a partir das cinco unidades temáticas da Matemática (propostas pela BNCC) contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como: Perímetro e área, Problemas com números inteiros, medidas e raiz quadrada, números racionais e porcentagem, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 14 (quatorze) questões cada, totalizando 56 (cinquenta e seis) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC. Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade484127,0061.468,0027Livro do Professor 7º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizados: textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade24127,003.048,0028Livro do Professor 7º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência matemática dos alunos para as avaliações SAEB, devidamente fundamentado pela BNCC. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando seus conhecimentos. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade24127,003.048,0029Livro do Aluno 8º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 20 (vinte) estudos construídos a partir de gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos Estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 20 sentidos diferentes de texto, tais como: auto, cordel, apólogo, prologo e romance, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto a partir de sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e letramento a partir do 3º ano do Ensino fundamental. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 14 (quatorze) questões cada, totalizando 56 (cinquenta e seis) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC. Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade492127,0062.484,0030Livro do Aluno 8º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos a partir das unidades temáticas da Matemática (propostas pela BNCC) contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como: Potenciação, radiciação, propriedades dos triângulos, propriedades dos quadriláteros e expressões algébricas, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 14 (quatorze) questões cada, totalizando 56 (cinquenta e seis) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC. Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade492127,0062.484,0031Livro do Professor 8º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando seus conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade25127,003.175,0032Livro do Professor 8º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência matemática dos alunos para as avaliações SAEB, devidamente fundamentado pela BNCC. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizados: textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade25127,003.175,0033Livro do Aluno 9º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 20 (vinte) estudos construídos a partir de gêneros textuais adequados ao ano de referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos Estudos deverá aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à leitura e interpretação textual, contendo no mínimo 20 sentidos diferentes de texto, tais como: biografia e autobiografia, crônica, conto e romance de ficção cientifica, tira e cartum e charge, com o objetivo de consolidar a competência leitora, contemplando o texto a partir de sua função social, o que atende às prerrogativas estabelecidas em lei para a progressão da alfabetização e letramento a partir do 3º ano do Ensino fundamental. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando os conhecimentos, com 14 (quatorze) questões cada, totalizando 56 (cinquenta e seis) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil, atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC. Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade472127,0059.944,0034Livro do Aluno 9º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material consumível sumarizado em 16 (dezesseis) estudos, construídos a partir das cinco unidades temáticas da Matemática (propostas pela BNCC) contendo no mínimo 16 temas que fomentem esse processo, tais como: Medidas e porcentagem, resolução de problema, expressões algébricas, figuras semelhantes e radicais e problemas com números racionais, com os objetos de conhecimento adequados ao ano referência, às diretrizes curriculares e à Base Nacional Comum Curricular BNCC. O desenvolvimento didático-metodológico dos estudos e suas respectivas questões deverão aprimorar nos alunos habilidades e competências relacionadas à compreensão do Sistema de Numeração Decimal (SND), ao raciocínio lógico e à resolução de problemas, contextualizando a matemática em sua função social e permitindo aos alunos apropriação dos recursos teóricos e dos métodos para alcançar as soluções necessárias para esse fim. As questões são elaboradas considerando a Taxonomia de Bloom, sistema que organiza as habilidades hierarquicamente por níveis de complexidade do desenvolvimento cognitivo, apresentadas aos alunos progressivamente do mais fácil ao mais difícil atendendo aos processos de reconhecer, compreender, aplicar, analisar, sintetizar e avaliar. Ao todo, o material disponibiliza 4 simulados nominados Testando seus conhecimentos, com 14 (quatorze) questões cada, totalizando 56 (cinquenta e seis) questões de múltipla escolha, com folha-resposta, que atendam aos descritores previstos nas Matrizes SAEB - Sistema de avaliação da educação básica. O aluno terá acesso a videoaulas referentes aos estudos propostos, por meio de QR codes e da plataforma digital. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, haverá, no mínimo, 02(dois) jogos digitais, com narração, que atendam ao desenvolvimento das habilidades e competências preconizadas na BNCC. Os jogos digitais, organizados de forma escalonada, deverão apresentar lógicas de quizzes e sequência lúdica, com atividades organizadas e disponibilizadas por meio de um aplicativo próprio em plataforma. Os jogos devem estar estruturados em formato HTML, compatível com diferentes navegadores e acesso em desktop e mobile (APK). Um e-book, em que o aluno terá acesso a Objetos Educacionais Digitais OEDs (apresentação de slides, realidade aumentada, infográfico, animação) como atividades complementares. Os materiais deverão comportar adequações de formato, estrutura e conteúdo para atender alunos com deficiência, conforme cadastro na plataforma do censo escolar realizado pela rede, indicando tais necessidades. Tais materiais se limitam ao total de 3% da quantidade global contratada. Entre essas adequações, impressão em braile, audiodescrição, flexibilização de conteúdo e ampliação de fontes.Inca TecnologiaUnidade472127,0059.944,0035Livro do Professor 9º Ano Língua Portuguesa. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Trata-se de material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência leitora de acordo com a BNCC, familiarizando os alunos com o padrão das avaliações SAEB. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando seus conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizadas textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade24127,003.048,0036Livro do Professor 9º Ano Matemática. A coleção deverá registrada com ISBN, conter o mínimo de 50 páginas, com formato mínimo de 20x27 cm. Material de apoio didático-pedagógico para o professor para o aprimoramento de sua prática pedagógica com vistas ao desenvolvimento da competência matemática dos alunos para as avaliações SAEB, devidamente fundamentado pela BNCC. O Livro do professor deverá estar organizado em dois eixos: fundamentação teórica e formação didática. No primeiro eixo, deverá apresentar a fundamentação teórica acerca do SAEB (Sistema de avaliação da educação básica) e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), das suas matrizes de referência, suas respectivas habilidades e das informações necessárias para a aplicação dos itens avaliativos e uso do material. No segundo eixo, deverá apresentar a reprodução das páginas do Livro do aluno com as respostas e indicações metodológicas ou encaminhamentos para o desenvolvimento das atividades propostas, bem como o gabarito comentado dos itens avaliativos de múltipla escolha presentes nos simulados Testando os conhecimentos. Os comentários, indicações e apontamentos deverão contemplar os distratores (alternativas incorretas, mas que demonstram possíveis raciocínios que levaram os alunos a assinalarem a alternativa como correta), bem como as habilidades esperadas a serem aferidas na questão proposta, permitindo, com isso, uma avaliação mais assertiva do processo de aprendizagem do aluno. Como material subsidiário para formação docente, o professor terá acesso à plataforma digital a ser fornecida pela contratada, em que serão disponibilizados: textos teóricos, leis, sugestões de fontes de pesquisa, videoaulas e banco de questões para a produção de outros instrumentos de avaliação. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados. Além disso, a plataforma conta também com vídeos contendo explicações sobre a proposta e sua forma de implantação, bem como sobre o modo com que as competências socioemocionais são trabalhadas ao longo da coleção, assim como a forma de elaborar questões (itens) no padrão SAEB. Deverá fazer parte da proposta a formação continuada do professor: 8h de formação em EAD e 52 horas de atividades, desenvolvidas em plataforma digital a ser disponibilizada pela contratada, integralizando 60 horas com certificação.Inca TecnologiaUnidade24127,003.048,0037Agenda do Professor. Material de apoio pedagógico, com conjunto de adesivos para identificação de lições, simulados e formações pedagógicas; informações sobre o SAEB e IDEB; apresentação resumida do material didático em questão; tabelas para preenchimento de 04 (quatro) planos de ação por simulado e planejador anual. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados.Inca TecnologiaUnidade20870,0014.560,0038Livro Equipe Gestora Anos Iniciais. O livro da equipe gestora traz a fundamentação sobre: as avaliações SAEB, as matrizes de referência SAEB/BNCC, como estas duas matrizes se articulam no material; como trabalhar com os livros de Língua Portuguesa, Matemática, da coleção, ou sugestões de uso; avalição e resultado; como construir um projeto de intervenção pedagógica para melhorar a aprendizagem dos alunos com base nos resultados das avaliações e, ainda, a explicação sobre os direitos de aprendizagem e a BNCC e como trabalhar com as famílias e os alunos as competências socioemocionais. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados.Inca TecnologiaUnidade4295,003.990,0039Livro Equipe Gestora Anos Finais. O livro da equipe gestora traz a fundamentação sobre: as avaliações SAEB, as matrizes de referência SAEB/BNCC, como estas duas matrizes se articulam no material, como trabalhar com os livros de Língua Portuguesa, Matemática, da coleção, ou sugestões de uso, avalição e resultado; como construir um projeto de intervenção pedagógica para melhorar a aprendizagem dos alunos com base nos resultados das avaliações e, ainda, a explicação sobre os direitos de aprendizagem e a BNCC e como trabalhar com as famílias e os alunos, as competências socioemocionais. É incluso também um Livro Digital com os conteúdos trabalhados.Inca TecnologiaUnidade2495,002.280,00Valor Total em R$1.130.810,00

Maracaçumé - MA, 05 de dezembro de 2023

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Francisco Arnaldo Oliveira Silva

Secretário Municipal de Administração

ÓRGÃO GERENCIADOR

DAPI TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA

CNPJ nº 26.580.885/0001-39

João Antônio Martins Bringel

CPF nº 290.583.413-72

FORNECEDOR REGISTRADO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LICITAÇÃO - EXTRATO DE CONTRATO: 091/2023
EXTRATO DE CONTRATO Nº 091.2023-FUNDEB
EXTRATO DE CONTRATO Nº 091.2023-FUNDEB

PARTES: MUNICÍPIO DE MARACAÇUMÉ através do FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDEB e GABRIEL PEREIRA CARVALHO SIRQUEIRA 06314584337, inscrita no CNPJ nº 47.151.216/0001-11. REFERÊNCIA: Processo Administrativo nº 523/2023 - Pregão Eletrônico n° 001/2023 - Adesão nº 014/2023. OBJETO: Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de desenvolvimento e realização de Cursos de Capacitação para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer do Município de Maracaçumé MA. BASE LEGAL: Lei Federal nº. 10.520/02, subsidiariamente pela Lei Federal n°. 8.666/93 e o Edital supracitado. VALOR: R$ 151.125,00 (cento e cinquenta e um mil e cento e vinte e cinco reais). VIGÊNCIA: 12 (doze) meses; FONTE DE RECURSOS: DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: EXERCÍCIO 2023: 02.05.00 FUNDEB Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica; 12.361.0012.2025.0000 Manutenção e Funcionamento do Ensino Fundamental 30%; 3.3.90.39.00 Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica. SIGNATÁRIOS: Fladimir França Flores pela CONTRATANTE e Gabriel Pereira Carvalho Sirqueira pela CONTRATADA. Transcrito em Livro Próprio do Município. Maracaçumé MA. 05 de dezembro de 2023. PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LICITAÇÃO - PORTARIA: 091/2023
Designa servidor para acompanhar e fiscalizar a execução do contrato referente à Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de desenvolvimento e realização de Cursos de Capacitação para atender as necessidades d
PORTARIA Nº 091/2023Designa servidor para acompanhar e fiscalizar a execução do contrato referente à Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de desenvolvimento e realização de Cursos de Capacitação para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer do Município de Maracaçumé MA.

O MUNICÍPIO DE MARACAÇUMÉ, através do FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDEB, representado neste ato pelo Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer, o senhor Fladimir França Flores, portador do RG nº 015375362000-3, e o CPF nº 991.180.093-87, no Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no art. 67 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e a celebração da Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de desenvolvimento e realização de Cursos de Capacitação para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer do Município de Maracaçumé MA, por meio da Adesão nº 014/2023, Processo Administrativo nº 523/2023, e o resultado final do Pregão Eletrônico n° 001/2023, referente a Ata de Registro de Preços nº 004/2023, oriunda do munícipio de Igarapé do Meio MA

RESOLVE:

Art. 1º - Designa o servidor LUCIANA RIBEIRO DOS SANTOS, inscrito no CPF nº 831.037.402-04, para acompanhar e fiscalizar a execução do objeto constante do respectivo processo, no qual o Município de Maracaçumé - MA é o Contratante.

Art. 2º - Determinar que o fiscal ora designado, deverá:

I zelar pelo fiel cumprimento do contrato, anotando em registro próprio todas as ocorrências à sua execução, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou dos defeitos observados, e, submeter aos seus superiores, em tempo hábil, as decisões e as providências que ultrapassarem a sua competência, nos termos da lei.

II avaliar, continuamente, a qualidade dos serviços prestados pela Contratada, em periodicidade adequada ao objeto do contrato, e durante o seu período de validade, eventualmente, propor a autoridade superior à aplicação das penalidades legalmente estabelecidas.

III- atestar, formalmente, nos autos dos processos, as notas fiscais relativas aos serviços prestados, antes do encaminhamento ao financeiro para pagamento.

Art. 3º - Dê-se ciência aos servidores designados e publique-se.

Art. 4º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Maracaçumé - MA, 05 de dezembro de 2023.

FLADIMIR FRANÇA FLORES

Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer

CIÊNCIA DO SERVIDOR DESIGNADO

Declaro que estou ciente da designação de fiscal, ora atribuída, e das funções que são inerentes em razão da função

LUCIANA RIBEIRO DOS SANTOS - CPF nº 831.037.402-04

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LICITAÇÃO - EXTRATO DE CONTRATO: 092/2023
EXTRATO DO CONTRATO Nº 092/2023 – FUNDEB
EXTRATO DO CONTRATO Nº 092/2023 FUNDEB

PARTES: MUNICÍPIO DE MARACAÇUMÉ, através do FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB e DAPI TECNOLOGIA EDUCACIONAL LTDA, REFERÊNCIA: Processo Administrativo nº 068/2023 - Pregão Eletrônico nº 037/2023. OBJETO: contratação de empresa especializada para o fornecimento de material didático junto a uma solução pedagógica abrangente destinada à educação infantil e material didatológico dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática e serviços necessários ao atendimento do presente objeto, destinados a atender o município de Maracaçumé, através do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB. BASE LEGAL: Lei Federal nº. 10.520/02, subsidiariamente pela Lei Federal n°. 8.666/93 e o Edital supracitado. VALOR: R$ 2.326.547,00 (dois milhões, trezentos e vinte e seis mil, quinhentos quarenta e sete reais). VIGÊNCIA: 05/12/2023 a 31/12/2023; FONTE DE RECURSOS: DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: EXERCÍCIO 2023: 02.05.00 FUNDEB Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica; 12.365.0012.2029.0000 Manutenção e Funcionamento da Educação Infantil 30%; 3.3.90.39.00 Outros Serviços de Terceiros Pessoa Jurídica; 3.3.90.30.00 Material de Consumo. SIGNATÁRIOS: Fladimir França Flores pela CONTRATANTE e João Antônio Martins Bringel pela CONTRATADA. Transcrito em Livro Próprio do Município. Maracaçumé MA. 05 de dezembro de 2023. PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LICITAÇÃO - PORTARIA: 092/2023
Designa servidor para acompanhar e fiscalizar a execução do contrato referente à contratação de empresa especializada para o fornecimento de material didático junto a uma solução pedagógica abrangente destinada à educação infantil
PORTARIA Nº 092/2023Designa servidor para acompanhar e fiscalizar a execução do contrato referente à contratação de empresa especializada para o fornecimento de material didático junto a uma solução pedagógica abrangente destinada à educação infantil e material didatológico dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática e serviços necessários ao atendimento do presente objeto, destinados a atender o município de Maracaçumé, através do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB.

O MUNICÍPIO DE MARACAÇUMÉ, através do FUNDO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - FUNDEB, representada neste ato pelo Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer, o senhor Fladimir França Flores, portador do RG nº 015375362000-3, e o CPF nº 991.180.093-87, no Estado do Maranhão, no uso de suas atribuições legais, considerando o disposto no art. 67 da Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, e a celebração da contratação de empresa especializada para o fornecimento de material didático junto a uma solução pedagógica abrangente destinada à educação infantil e material didatológico dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática e serviços necessários ao atendimento do presente objeto, destinados a atender o município de Maracaçumé, através do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica - FUNDEB, por meio do Pregão Eletrônico nº 037/2023.

RESOLVE:

Art. 1º - Designa a servidora LUCIANA RIBEIRO DOS SANTOS, portadora no CPF n° 831.037.402-04, para acompanhar e fiscalizar a execução do objeto constante do respectivo processo, no qual o Município de Maracaçumé MA, é o Contratante.

Art. 2º - Determinar que o fiscal ora designado, deverá:

I zelar pelo fiel cumprimento do contrato, anotando em registro próprio todas as ocorrências à sua execução, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou dos defeitos observados, e, submeter aos seus superiores, em tempo hábil, as decisões e as providências que ultrapassarem a sua competência, nos termos da lei.

II avaliar, continuamente, a qualidade dos serviços prestados pela Contratada, em periodicidade adequada ao objeto do contrato, e durante o seu período de validade, eventualmente, propor a autoridade superior à aplicação das penalidades legalmente estabelecidas.

III- atestar, formalmente, nos autos dos processos, as notas fiscais relativas aos serviços prestados, antes do encaminhamento ao financeiro para pagamento.

Art. 3º - Dê-se ciência aos servidores designados e publique-se.

Art. 4º - Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Maracaçumé - MA, 05 de dezembro de 2023.

FLADIMIR FRANÇA FLORES

Secretário Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer

CIÊNCIA DO SERVIDOR DESIGNADO

Declaro que estou ciente da designação de fiscal, ora atribuída, e das funções que são inerentes em razão da função

LUCIANA RIBEIRO DOS SANTOS CPF N° 831.037.402-04

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - LICITAÇÃO - EXTRATO DE CONTRATO: 093/2023
EXTRATO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL Nº 093/2023-SEMED
EXTRATO DO CONTRATO DE LOCAÇÃO DE IMÓVEL Nº 093/2023-SEMED

Espécie: Contrato de Locação de Imóvel nº 093/2023-SEMED. Locatário: Município de Maracaçumé Através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer. Locador: Miterranio Janio Monteiro dos Anjos. Objeto: Locação de 1 (um) imóvel localizado à Rua São Bento, n° 71, Centro, Maracaçumé - MA para funcionamento do almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporte e Lazer. Valor mensal: R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais); Valor Global: R$ 18.000,00 (dezoito mil reais). Vigência: 12 (doze) meses consecutivos a contar da data da assinatura do contrato. Data e Assinatura: 05/12/2023. Locatário: Fladimir França Flores Secretário Municipal de Educação do Município de Maracaçumé; Locador: Miterranio Janio Monteiro dos Anjos, CPF nº 718.671.201-00

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito